Total de visualizações de página

Seguidores

sábado, 1 de dezembro de 2012

Entrevista com Steven Seagal Sensei


Através de pesquisas em alguns blogs descobri essa entrevista, que, possivelmente, seja do Steven Seagal.
Todo o texto foi retirado do site: http://www.gansekikai.org/tag/japao#awp::tag/japao. Abaixo o texto na íntegra.




PERGUNTA: Por que você estudar Aikido em vez de karate?
STEVEN: Eu comecei no karate, e foi em busca de um professor que pudesse ensinar-me a aspectos místicos das artes marciais. As pessoas com quem estudei no karate não podiam dar isso para mim. Achei o Aikido e pude ler alguns dos discursos de O’Sensei e o vi pessoalmente.
PERGUNTA: Com quem você estudou Aikido?
STEVEN: Eu estava dentro e fora do Japão como um jovem, e vi Tohei Sensei quando ele ainda estava com o Hombu Dojo. Eu estudei com diversos professores que você não conhece e outros que você nunca ouviu falar, desde Isoyama Sensei, Abe Sensei. E apenas mais um grupo de pessoas que já se foram..
PERGUNTA: Já houve um momento crítico em seu caminho, seu treinamento, onde você fez uma mudança radical?
STEVEN: Sim, durante seis anos, eu praticava cerca de oito horas por dia, o que é muito, mesmo no Japão. Eu estava batendo com a cabeça contra a parede e eu não estava fazendo nenhum progresso. Eu queria transcender os aspectos físicos do Aikido. Eu estava tentando fazer algumas das coisas que 0-Sensei estava fazendo, mas eu não estava chegando a lugar nenhum, mesmo tentando. Finalmente, um dia, eu saí em Kameoka, na província de Ayabe e comecei a treinar com alguns dos professores que tinham uma mística como 0-Sensei, e comecei a dedicar mais tempo para os aspectos místicos de Aikido. Eu experimentei tremendas e dramáticas mudanças em minha técnica, nos primeiros seis meses.
PERGUNTA: Por que não mais alunos de 0-Sensei foram procurar os aspectos místicos da técnica? Isso era menos interessante ou importante?
STEVEN: 0-Sensei usava um dialeto chamado Tanabe. Existe em algum lugar nas montanhas, em sua área. Um dialeto, que é realmente difícil de entender. Gostaria de falar com os outros caras e perguntar o que ele estava dizendo. Eles diriam: “ah, ele está falando sobre Deus e religião e essa porcaria, esquece isso e volte a treinar.” Essa foi a atitude. No entanto, quando eu subi e estudei com alguns dos mesmos sacerdotes que ensinavam 0′Sensei, eu comecei a entender o Aikido pela primeira vez na minha vida. Porque Aikido é mais do que waza ( técnica ).
PERGUNTA: Eu tenho ouvido muito sobre a linha-dura do aikido e Aikido “light”, você pode falar sobre o que seria a diferença?
STEVEN: 0-Sensei sempre sobre o Go-ju-ryu, o círculo, o quadrado e o triângulo. Aikido tem que ter todas essas linhas juntas. Os movimentos básicos são quadrados, muito quadrados. Quando você chegar ao nível intermediário, a quadrado está sempre lá, mas você vê já vê um monte de triângulos. Quando você chegar em um nível avançado, você vê na maior parte do tempo o círculo. Mas o quadrado está sempre lá.
PERGUNTA: Você já usou Kiai em suas técnicas? Eu não acho que eu já ouvi isso de você.
STEVEN: Você não vai querer. Kiai é muito eficaz e quando você faz isso direito, você vai paralisar o seu adversário.
PERGUNTA: Existe uma posição correta para começar?
STEVEN: Quando alguém aparece e eles vão fazer alguma coisa, você está posicionado como sempre é confortável e você faz o que você tem que fazer. A idéia é se eu estou em hanmi esquerda e alguém par cima de mim, ele provavelmente não virá para mim em hanmi certo, porque seu rosto está indo encontrar-se com meu punho. No entanto, nunca se sabe. A idéia é para esvaziar a mente e deixá-lo entrar.
PERGUNTA: Em termos de técnica o que você diria que é o mais importante?
STEVEN: Eu diria que “irimi” é o mais importante.
PERGUNTA: Em Aikido é apenas praticar a luta, ou pensar-se em situações de vida e morte?
STEVEN: A diferença entre uma luta real e com uke no tatame, é a diferença entre a natação no mar e nadar no tatame.
PERGUNTA: É uma técnica baseada em alguém que avança totalmente e acaba por se comprometer totalmente, usando o seu peso corporal no ataque?
STEVEN: Sim. A base do aikido inicialmente é assim. Mas no Aikido avançado não importa.
PERGUNTA: Nem mesmo com um soco como um boxeador o faria?
STEVEN: Nem um pouco. Não importa se eles ficam, ou se correm de mim, se eles estão lá e fazem polichinelo, eu acho que tenho de controlar uma situação ou neutralizar uma situação, e eu estou indo parar atrás de você. Isso é Aikido avançado. Eu não preciso de você se movendo. Você pode entra ou não em mim, você pode fazer o que quiser.
PERGUNTA: Como pode um aluno com deficiência se envolver com as artes marciais?
STEVEN: Depende da forma como eles são deficientes e que forma eles estão parados. Se você tiver como utilizar suas mãos e seus braços, então você pode fazer Aikido quase o mesmo que eu posso. O conceito é que alguém deve vir para você. Uma vez que eles vêm para você, os movimentos das mãos, os movimentos do tronco, e tudo o resto são os mesmos. Em uma série de maneiras que você pode se tornar um praticante de Aikido muito bom. Eu sei que durante houve tempo que eu me machuquei muito e estava muito mal. Eu aprendi minha técnica corretamente foi porque eu não conseguia me mexer.
PERGUNTA: As pessoas podem começar com 55 ou 65 anos na prática do Aikido?
STEVEN: Eu tive pessoas que com seus 70 anos iam de trem treinar no Japão, e aqui nos EUA pessoas com 60 e 70 anos que veem treinar.
PERGUNTA: Qual é a relação entre o Aikido e Budo?
STEVEN: Eles são o mesmo.
PERGUNTA: Existe alguma confusão, porque há uma vasta gama de atitudes do Aikido, de uma arte marcial muito suave, para uma arte marcial mortífera.
STEVEN: Eu acho que essas são as aberrações bobagem. Pode ser Bugei (arte marcial japonesa ou caminho marcial), se você tender por esse lado, mas se olhar o termo Budo, olhando para a caligrafia chinesa e original você ficará triste, pois significa parar a guerra. Braços parem! Pare a guerra. Então, é um Budoka HeiHõka, este guerreiro é realmente um guerreiro da paz, ou um homem de paz. Você precisa ser forte o suficiente para acabar com a guerra, você verá o que estou dizendo, porque se você é fraco não pode acabar com a guerra, você começa a ser guerreado. Você entendeu? E Budo tem que ter yin e yang, ela tem que Tate no ito a Yoko, Izu não mitama a mizu no mitama. Trata-se de todos os termos Shinto. Yoko Ito no significa lua, feminina, a água, o amor, o poder do perdão, o poder do amor. Tate no ito significa sol, falamos masculino, falamos sobre o fogo, nós falamos sobre o poder de decisão. Esse é o momento em que se você não perdoar, que é o poder de corte. Esses dois elementos têm de viver a nossa dentro de você em harmonia perfeita ou você está fora de equilíbrio, e que é o assassinato de sua essência do Budo também. Você tem que ter a habilidade e a capacidade de decidir tomar decisões, para cortar, para matar e, ao mesmo tempo, você tem que ter a capacidade de amar, de perdoar, de ser compreensivo. E esses têm que trabalhar juntos, mas o Budo é todas essas coisas e Aikido é uma das milhões de artes marciais sob a tutela do grande Budo, você entende?
PERGUNTA: O que podemos nós, como estudantes de Aikido fazer para melhorar a situação política do Aikido?
STEVEN: Infelizmente, muitos dos professores de Aikido estão mais preocupados com quem é melhor, onde e quem tem mais estudantes. Estou errado? No Aikido não importa quem é melhor. Não importa quem está certo e quem está errado, ou que tenha como muitos estudantes, ou cujo sensei é maior do que quem. Quem se importa? Nada disso importa, não tem nada a ver com Aikido. O que importa é que todos nós tentamos ajudar uns aos outros para melhorar a nós mesmos como seres humanos. Sejam quais forem os estilos que vêm até nós, serão bem-vindos, ninguém é melhor do que ninguém. Concentre-se na filosofia e nos aspectos espirituais do Aikido, em vez de quem está afiliado com quem.
PERGUNTA: Você poderia descrever o seu foco no treino com alguém, quando você está se preparando para as técnicas? Parece que você está passando por um processo e foco muito específico naquele momento.
STEVEN: É um ciclo. Quando estou ensinando, é apenas a posição do corpo a corpo e minha posição. Quando você realmente treinar, você tem que recolher-se e começar a concentrar energia. Você absorve o ataque, pegua seu “ki”, agarrándo de alguma maneira e traz para você. Quando alguem vêm para você, você faz o que quer fazer, é como um relâmpago. Onisaburo, que, como sabem, foi professor espiritual de 0-sensei, escreveu o Kaminari ku Kanji que significa “Budo é um relâmpago.” O ponto culminante de electricidade e de energia entre o céu e a terra, que é realmente o que o Bugei (artes marciais) é.
PERGUNTA: Como deve ser a intenção do uke para isso?
STEVEN: O uke não deve estar pensando em fazer alguma outra coisa, nem pensar em fazer seu ukemi. Ele só deve estar pensando em atacar. Em estágios avançados você nem pensa em atacar, você ataca apenas.
PERGUNTA: Você poderia me dar a sua interpretação de Musubi?
STEVEN: Algo juntar-se para se tornar um, é muito simples.
PERGUNTA: Como a relação entre uke e nage?
STEVEN: Pode ser, eu posso dizer Musubi em 15 milhões de maneiras, é como tomar a palavra casamento em Inglês. Musu significa tornar-se um, se juntar.
PERGUNTA: E a sua experiência com 0-Sensei?
STEVEN: Eu tenho muito pouca experiência com 0-Sensei. Eu era capaz de vê-lo várias vezes. Eu vi ele falar. Eu estava muito próximo de seus mestres espirituais e eu ainda sou. Eu acho que era a única pessoa branca sempre indo exatamente nos passos de 0-Sensei em termos de seu treinamento místico. Eu me tornei um sacerdote em O’moto Kyo e fui para a formação de todo o processo formal com o sacerdote do 0-Sensei, onde recebeu seu treinamento. Eu realmente nunca aprendi com ele. Nunca fui seu uke. Não cheguei a entrar em choque com ele sobre o tatami ou fui jogado por ele ou qualquer outra coisa.
PERGUNTA: Eu li em um artigo que kenjutsu é uma parte da sua vida?
STEVEN: Bem, para mim, Aikido e Kenjutsu são a mesma coisa. Se você viu a minha técnica, eu estou sempre efetuando o corte. Hoje nós fizemos um par de golpes de isto e aquilo, mas quando você me vê muita coisa que você vai ver e que eu estou sempre cortando com os pés e as mãos; tesabaki, ashisabaki. As mãos e os pés são todos os ângulos do kenjutsu.
PERGUNTA: Parece hoje que o seu Aikido era muito pragmático, um tipo orientado para a rua ao invés de outros estilos de Aikido que não são tão pragmáticos como o seu estilo. Eu queria saber se você, explorou também qualquer outro caminho no Aikido?
STEVEN: A técnica física do Aikido no nível que eu estou ensinando nada tem a ver com as aplicações mística na maneira que você está se referindo, ou seja, há Go-ju-Ryu (duro, macio e fluido). Agora, 0-Sensei sempre dizia: “Bugei wa desu Bugei”. As artes marciais são as artes marciais. E, “Aiki wa odorijanai”. Ele sempre disse que o Aikido não é dança. Se você nunca treinou com 0-Sensei do Aikido, ou foi assisti-lo, você estaria com medo de atacá-lo por ele poder jogar você. Suave como ele era, se você não estava lá concentrado, você poderia se machucar. Aikido é perigoso e tem que trabalhar. Isso é o que disse o fundador e era o certo. Aikido tem que trabalhar. Tudo o que eu estou fazendo é ensinar-lhe como fazer o seu trabalho no Aikido, porque não trabalho para você. Tento ensinar-lhe como fazê-lo de forma real. Não há nada sobre isso tudo que não seja espiritual. Na verdade, é muito espiritual. É real, não é uma ilusão, não é um desenho animado. Você tem que sentir para entender. 0 sensei era um grande místico, mas seu Aikido funcionou. Há muitas pessoas que tentaram pegá-lo em muitas ocasiões diferentes, desde antes de ele começar Aikido, para muito tempo depois. Eles descobriram que não é nenhuma brincadeira. E se você não pode fazer isso, se você não pode sair na rua e deixar uma dupla de baderneiros te acertar com bastões de beisebol, para em seguida fazer a coisa certa, você não sabe Aikido. Tem que ser real, caso contrário, tem-se uma ginástica aeróbica ou algo assim. Eu vou em alguns dojos e vejo alguém atacar, e então o cara cai e ninguém toca em ninguém. Há alguém aqui que pode jogar qualquer um sem tocá-los? Você tem que fazer o trabalho. Estou falando sério.
PERGUNTA: Você tem que salvar alguns dojo Aikido que são muito passivos?
STEVEN: Há dojo que ensina esta forma (jogando sem tocar), e eu acho que para ensinar de qualquer maneira você primeiro tem que aprender o básico e dentro dos princípios que você tem que ser capaz de fazê-los funcionar. Uma vez que você aprendeu o básico, e fez-lhes o trabalho, você pode obter o material mágico; que leva 20-30-40-50 anos para começar a sentir algo.
PERGUNTA: Como é que uma prosseguir nos aspectos místicos do Aikido, após atingir o básico?
STEVEN:, Primiero isto estaria disponível comigo, ou qualquer outra pessoa que tem esse tipo de fundo místico. Aí, quando você chegar perto o suficiente, neste aspecto, de seu professor, ele decide se quer ensinar.
PERGUNTA: É possível uma outra religião ou espiritualidade seja tão valiosa quanto a Omoto Kyo foi para o seu Aikido?
STEVEN: Eu imagino sim, que ela certamente foi. Um paralelo sobre Omoto kyo e outras religiões: Até mesmo 0-sensei disse que muita religião fala assim: “Nós somos o caminho, qualquer outro caminho está errado e você vai para o inferno.” Não há nenhuma religião, pelo que sei que não diz isso, exceto a Omoto-kyo. Estamos todos a subir a montanha mesmo, pode haver caminhos diferentes, mas todos nós estamos tentando chegar a Deus. Todo mundo tem o seu próprio caminho para chegar lá.
PERGUNTA: Qual parte do Aikido veio de esgrima?
STEVEN: Todas as partes, quando eu faço nikyo, eu cortei. Quando eu faço irimi, eu cortei, shihonage também, é tudo kenjutsu.
PERGUNTA: Quantos anos você tinha quando abriu seu dojo?
STEVEN: Cerca de 22.
Obrigado a todos muito bem.
Fonte:
A publicação do texto, de nosso conhecimento, foi no http://brasilaikido.blogspot.com.br
Não conseguimos no entanto verificar  nem neste site, nem por outros meios, da onde veio o texto original e a sua veracidade. Embora este apresente coerência com os vários registros da vida de Seagal Sensei.

Nenhum comentário: