Total de visualizações de página

Seguidores

Sobre o Aikido

Com quantos anos se é velho demais para se praticar Aikido?

Se está com receio de estar velho demais para praticar Aikido, não deve haver preocupalções, certamente há já alguém mais velho praticando. O fundador do Aikido continuou ensinando até seu falecimento, com 86 anos de idade. Se o interessado tem uma antiga contusão ou limitação que preocupe, apenas deve fazer com que seus companheiro de treino saiba sobre isso, e ele respeitará os seus limites. Logo que voce aprender as formas básicas, é póssivel se adaptar as técnicas do Aikido ao nosso próprio movimento. A arte pode ser praticada por crianças, velhos, mulheres, jovens, atletas e sedentários, e cada um vai em seu proprio ritmo. Embora, seja realmente dificil praticar desta forma, mas há até mesmo pessoas que usam cadeiras de rodas que podem aprender algumas tecnicas e através delas todos os principios de aikido.
Existe uma idade mínima para praticar?
Numa classe de adultos, adolescentes são autorizados a praticar desde que estes tenham a maturidade suficiente para praticar seriamente. Há aulas para crianças de seis a doze anos mas devem treinar de forma separada, pois a didática é diferente. Normalmente os pais que querem que os filhos treinem aikido procuram vir treinar em horários coincidentes, visto que no Instituto existem mais de um tatami (área de treino), e podem haver aulas simultâneas quando necessário.

Existe qualquer competição ou torneio? 

Não. O conceito de Aikido rejeita qualquer noção de competição. O Aikido que voce pratica se desenvolverá melhor através de uma prática cooperativa. Isto acaba trazendo um ambiente cordial entre os praticantes, e o dojo passa ser um excelente local para se fazer grandes amizades que duram toda a vida.


As técnica de Aikido são eficiente para se defender nas ruas?

Sim! As técnicas por si só são muito eficientes. Mas a eficácia das mesma numa situação real depende da habilidade de quem as aplica. Para usá-las voce deve estar sempre treinando e apto, para que a aplicação da técnica se torne institntiva, principalmente quando se enfrenta um agressor mais forte fisicamente. O Aikido pretende ensinar o praticante a verdadeira defesa pessoal, que é aplicada em todas as situações de perigo que a vida nos oferece, sejam agressões fisicas, psicologicas ou mesmo culturais e mentais.



Existem aulas para iniciantes? O que uma pessoa pode esperar de sua primeira aula?

No Instituto Takemussu existe aulas para iniciantes. O interessado começa fazendo um curso básico, onde aprenderá a cair sem se machucar, bem como as posturas e movimentos basicos. Quando estiver preparado, aí é colocado para treinar de forma mais rapida com os praticantes mais antigos. Por esta razão quem visita o dojo pela primeira vez não precisa ficar assustado ao ver as quedas e o ambiente marcial que lá vai encontrar. Como o tempo gradativamente, mesmo as pessoas sem nenhuma experiencia anterior em esportes, ou facilidade em desempenhos físicos vai conseguir praticar satisfatóriamente o Aikido não importando a idade.



Quanto tempo é necessário para se tornar faixa preta?

Na média, uma pessoa demora de 3 a 8 anos para se tornar faixa preta. É importante lembrar que atingir o nível de faixa preta não significa que se “aprendeu” Aikido, ou que seu período de treinamento terminou; É apenas um sinal de que se está pronto para começar a praticar mais profundamente a arte. No entanto uma pessoa logo nos primeiros tres meses de treino já sentirá claramente os beneficios da arte . Após um ano de pratica ininterrupta, certamente a pessoa será alguem que defenderá o Aikido como uma excelente ferramenta auxiliar na obtenção de saude, controle emocional e maturidade.



Como escolher um bom lugar para se praticar Aikido?

Antes de se decidir entrar em um dojo, deve´se primeiramente visitar o local, certificar-se que o professor tem bastante experiência e principalmente conversar com os alunos, pois eles são o reflexo do professor. Nem sempre o local mais proximo de sua casa é o melhor lugar para se treinar. Devido a grande popularidade do Aikido atualmente , muitas donos de academias de ginástica ou similares decidem convidar pessoas muitas vezes despreparadas, ou sem graduação para ensinar , e o que se oferece aos frequentadores nestes caso, não á aikido, mas sim algo deturpado, limitado, quando não negativo, e que não possui os elevados principios e técnicas desenvolvidas pelo fundador do Aikido Morihei Ushiba. O investimento que se faz ao se praticar aikido é irrisorio em funcão dos enormes beneficios em toda sorte que o praticante terá. Embora não exista nenhum tipo de preconceito no Instituto Takemussu, e o que se exige é moral, honestidade, etica e carater dos praticantes, naturalmente acaba ocorrendo uma seleção natural, e o o dojo se torna uma segunda casa para os praticantes e no interelacionamento com os alunos acabam se formando grandes amizades. Se perguntarmos aos praticantes mais antigos do Instituto onde estão seus melhores amigos, certamente, a maioria estará treinando com eles no Instituto. Os membros do Instituto acabam se tornando uma segunda familia para os membros.
Aconselhamos a antes de entrar em uma academia de aikido que verifique se está academia realmente é reconhecida oficialmente pelas entidades internacionais e nacionais.
É importante saber se o professor responsável tem experiencia, se é uma pessoa idônea.
Deve-se observar os alunos, e se possivel tirar informações sobre a reputação da Instituição e do mestre.
Infelizmente devido ao grande interesse que o Aikido vem despertando no Ocidente, atualmente algumas pessoas colocam uma faixa na frente de uma academia, dizendo que ali se ensina aikido e contratma para ensinar alguem sem reais condições para ensinar e sem supervisão.
Nem sempre um local mais proximo de nossa casa é o melhor lugar para se aprende realmente este caminho.
Visite o local, converse com os alunos, sinta o ambiente, analise o professor, tire informações e somente decida em que lugar vai começar.
Nada pior para o aprendizado do Aikido do que começar em um local errado, com alguem que esteja ensinando sem ser devidamente habilitado.



Quantas vezes por semana devo praticar?

Nós existe uma obrigatoriedade quanto a frequência pela qual se deva praticar o Aikido, Obviamente, se o praticante vier todo dia avançará mais rapidamente do que se vier apenas uma vez por semana. Para muitas pessoas é simplesmente impossível ir ao dojo todos os dias , portanto determine a sua frequência de acordo com as suas possibilidades. Claro que é melhor praticar uma vez por semana com todo coração do que apenas repetir os movimentos mecanicamente treinando todos os dias. No entanto 3 vezes por semana, está muito bom, duas vezes, razoável, uma vez por semana é pouco.



O que é o Aikido Tradicional?

O Aikidô, além de ser uma arte eficiênte de defesa pessoal, é também um excelente exercício para a saúde do corpo, da mente e do estado emocional. É um caminho que fornece harmonia, cultura e filosofia às pessoas, unindo as partes físicas e espiritual do ser humano, tendo como objetivo a busca do auto-conhecimento e da perfeição.Essa arte marcial pode ser praticada por qualquer pessoa. Nossos alunos são desde os mais idosos, passando por homens e mulheres ate as crianças. Aulas todos os dias de manhã, tarde e noite, sábados e domingos. Embora o Instituto esteja aberto a todos teoricamente, a admissão é condicionada á aprovação em uma entrevista. Como a prática do Aikido Tradicional, Takemussu Aiki, desenvolve muito poder pessoal a quem domina suas técnicas, não deve ser ensinado a pessoas egoístas, agressivas , e de mau caráter.

Nenhum comentário: